O evento refletiu sobre o passado, o presente e os objetivos futuros relacionados à inovação e à qualidade dos medicamentos.
22/05/2024
Anvisa
AAnvisa realizou nesta terça-feira (21/5) o evento 25 anos de Regulação de Medicamentos: celebrando as conquistas e planejando o futuro. O encontro, que contou com a participação de vários convidados, diretores e servidores da Anvisa e interessados em geral, destacou o papel desempenhado pela Agência na regulação de medicamentos no Brasil. Foram feitas diversas apresentações e debates que demonstraram o impacto transformador da Agência na sociedade brasileira.
Futuro da Regulação de Medicamentos
Dr Lembit Rago, Secretário Geral do Conselho de Organizações Internacionais de Ciências Médicas (CIOMS), e Dr Lawrence Liberti, Diretor do DK Kim International Center for Regulatory Science, apresentaram as perspectivas globais e os desafios emergentes que a regulação de medicamentos enfrentará nos próximos anos. Em destaque, foram pontuadas a transformação digital, a necessidade de fazer a interoperabilidade de dados uma realidade e de bem regular a inteligência artificial em todo o ciclo de vida de medicamentos. Ressaltaram também a importância da harmonização, da colaboração e da confiança regulatória entre pares. E ainda, o papel de liderança esperado dos reguladores no apoio à inovação. Assista ao vídeo com a fala do Dr. Lawrence Liberti e Dr. Lembit Rago.
Reflexões sobre o Passado e o Presente
Foram feitas reflexões sobre a evolução da Anvisa desde a sua criação até os dias atuais. Com a abertura do Diretor da OPAS/OMS, Jarbas Barbosa, o painel contou com apresentações de importantes gestores da Anvisa e do setor farmacêutico. A discussão explorou os avanços ao longo dos 25 anos com a regulamentação de marcos importantes como o de genéricos, pesquisa clínica, biossimilares, bem como o apoio da Anvisa no desenvolvimento do parque farmacêutico no País. Tratou também de desafios que ainda precisam ser enfrentados, incluindo a recomposição da força de trabalho compatível com o aumento de submissões de dossiês de medicamentos para avaliação regulatória.
Ciência Regulatória como fonte de ação
A Mesa apresentou trabalhos acadêmicos importantes desenvolvidos por servidores da Agência, que contribuem para o aprimoramento do processo regulatório e amadurecimento institucional. Foram abordadas questões relacionadas a terapias gênicas, ao impacto dos genéricos na democratização da saúde, e ao esforço das avaliações de medicamentos frente à sua efetiva comercialização no país.
Olhar externo sobre regulamentação nos últimos 25 anos
O debate evidenciou a colaboração existente e necessária entre diferentes agentes para a construção de um futuro melhor na regulação de medicamentos no Brasil. Participaram da discussão representante da indústria farmacêutica, das pesquisas clínicas, da imprensa, da Fiocruz, do Instituto de Defesa do Consumidor.
A celebração dos 25 anos da regulação de medicamentos pela Anvisa foi uma oportunidade ímpar para refletir sobre o passado, compreender o presente e projetar um futuro onde a inovação e a qualidade dos medicamentos zelarão pela saúde pública brasileira, promovendo um desenvolvimento sustentável e inclusivo.