07/02/2024
Anvisa
Atividade marca a retomada dos trabalhos do Comitê Gestor Binacional Brasil-Cuba de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo Econômico-Industrial da Saúde.
epresentantes da Anvisa estão em missão oficial em Havana, Cuba, entre os dias 5 e 7 de fevereiro, no marco da retomada dos trabalhos do Comitê Gestor Binacional Brasil-Cuba. O Comitê é coordenado pelo secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo Econômico-Industrial da Saúde do Ministério da Saúde do Brasil, Carlos Gadelha.
A reunião tem o objetivo de atualizar a agenda de cooperação entre os dois países, nas áreas de ciência, tecnologia e produção de medicamentos, para incentivar a produção local e regional e reduzir a dependência de mercados internacionais na área da saúde.
Entre os assuntos discutidos estão temas como pesquisa clínica, produção e inovação em saúde, e regulação sanitária.
Estão presentes na reunião as seguintes autoridades, entre outras:
Carlos Gadelha – secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo Econômico-Industrial da Saúde do Ministério da Saúde.
José Angel Portal Miranda – ministro da Saúde de Cuba.
Christian Vargas – embaixador do Brasil em Cuba.
Antonio Barra Torres – diretor-presidente da Anvisa.
Rômison Mota – diretor da Anvisa.
Mário Moreira – presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Julieta Maria Cardoso Palmeira – representante da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Olga Lidia Jacobo Casanueva – diretora da Autoridade Reguladora de Medicamentos, Equipos y Dispositivos Médicos de la República de Cuba (CECMED).Cuba fevereiro de 2024