19/04/2024
FINEP
Brasil é aceito como membro da Eureka, a maior rede de cooperação internacional em Pesquisa e Desenvolvimento para a Inovação, presente em mais de 47 países da Europa, Ásia, América do Norte, América do Sul e África.
O aceite se deu em reunião na quinta-feira, 18 de abril, em Esmirna, Turquia, quando a missão brasileira, composta pelo chefe de gabinete da Finep, Fernando Peregrino, o chefe do Departamento de Cooperação Internacional, Alexandre Barragat, e a assessora da Diretoria de Inovação, Fernanda Stiebler, conduziu a apresentação do Brasil e de suas competências como postulante.
A candidatura do Brasil foi uma solicitação formal da Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, em outubro de 2023, à cúpula da Rede Eureka, e coube à Finep a missão de defender o País.
A entrada do Brasil na rede trará inúmeros benefícios. Dará mais agilidade à concretização de chamadas de Inovação bilaterais, abre a possibilidade de realização de projetos em cooperação com os diversos países membros, além de expandir os horizontes da inovação brasileira com vistas à absorção de novas tecnologias e ao aumento da competitividade do País face a novos mercados.
Em janeiro de 2024, a Finep recebeu uma delegação de alto nível da Eureka em uma visita de verificação de fatos, que serviu de base para que recomendassem a candidatura aos seus pares.
A adesão do Brasil à Rede Eureka, agora confirmada, deve ser oficializada durante o evento Eureka Global Innovation Summit, que se realizará em Ancara, Turquia, em junho de 2024.
“Com essa conquista, o Brasil entra no jogo da inovação global, muito mais cooperativo, e que associa competências e empresas em um ambiente de confiança entre os parceiros”, disse Fernando Peregrino, que comemorou o resultado. O presidente da Finep, Celso Pansera, parabenizou a equipe pela vitória alcançada.