25/11/2022
ABIFISA
A ABIFISA, juntamente com outras entidades representativas das indústrias farmacêutica e farmoquímica, participaram de reunião nesta terça-feira (22/11) com os coordenadores do grupo técnico de saúde do gabinete de transição do governo Lula.
O objetivo da reunião foi ouvir as entidades representativas da indústria da saúde e especialistas acerca das discussões do Complexo Econômico-Industrial da Saúde. As contribuições, recomendações apontamentos de problemas e sugestões de melhorias servirão à nova gestão do Ministério da Saúde como insumos para definição das políticas públicas setoriais.
Os representantes da ABIFISA entregaram um ofício aos presidenciáveis que contempla a importância do aproveitamento da Biodiversidade nacional para a produção de insumos farmacêuticos, entre outras pautas relevantes para a associação, das quais destacamos:
- Ampliação do quadro de servidores da Anvisa.
- Reformulação do farmácia popular.
- Prioridade para o desenvolvimento de medicamentos inovadores a partir da biodiversidade nacional.
- Estímulo as pesquisas de novas espécies medicinais.
- Ampliar e estimular a qualificação dos prescritores através da promoção de cursos, eventos e desenvolvimento de materiais em parceria com o Ministério da Saúde.
- Metas para inserção de fitoterápicos no Sistema Único de Saúde.
Segue abaixo o ofício enviado para o Governo: