07/03/2023
ABIFISA
A Natulab terminou 2022 como a farmacêutica que mais cresceu percentualmente em vendas, levando em consideração o preço de compra da farmácia (R$ PPP). A expansão foi de 54%, com um salto de 11 posições nesse ranking. Já em unidades, foram 113 milhões de produtos comercializados no varejo, o que representou um incremento de 40% em relação ao ano anterior. No mesmo período, o mercado avançou 7,6%.
Presente em cerca de 89 mil farmácias, equivalente a uma cobertura de 98,7% dos PDVs farmacêuticos no Brasil, a Natulab subiu sete posições no ranking da indústria farmacêutica e hoje figura na 15ª colocação em faturamento em unidades, segundo indicadores da IQVIA.
Atualmente com 161 SKUs, a companhia sustentou seu crescimento em marcas já consagradas do portfólio. É o caso do família de analgésicos Maxalgina, com 26,7% de market share e evolução de 59,3% em unidades vendidas.
“Em 2022, a Maxalgina tornou-se o MIP mais vendido desse segmento e sua relevância se estendeu para todo o mercado, sendo a quarta marca mais vendida no varejo. Alguns lançamentos foram determinantes para essa conquista. A apresentação de 1g conseguiu 18,8% de market share no acumulado dos últimos 12 meses móveis. Neste ano, durante a Abradilan Conexão Farma, será lançado o plano de marketing da família Maxalgina, e nosso time estará à disposição do varejo para ofertar uma venda consultiva”, antecipa Eduardo Lima, CMO da Natulab.
O calmante Seakalm consolidou a liderança entre as passifloras. A versão de 260mg terminou dezembro com 37% de market share, ganhando 1,5 ponto percentual em relação a 2021. Em seu segundo ano de mercado, a apresentação de maior dosagem, Seakalm 600mg, obteve 32% de participação e um avanço de aproximadamente 200% em relação ao ano anterior. O sucesso de toda a família Seakalm, apoiada por um plano de mídia, trouxe muitos novos pacientes para a categoria.
Em 2022, a Natulab teve 26% do seu portfólio entre a primeira e segunda colocação nos mercados em que atuam, incluindo marcas como Tylemax, Viter C, Ibuprotrat, Rifotrat, Hidraplex e Buscoplex.
Revisão de portfólio acelera avanço da Natulab
A farmacêutica vem colhendo frutos do projeto de revisão do portfólio, que teve início em 2021 com foco em medicamentos de maior valor agregado. Dos 175 produtos que a Natulab mantinha até o ano passado, 25 foram substituídos por lançamentos mais rentáveis. Em paralelo, a farmacêutica ampliou a capacidade produtiva em 10% para priorizar as SKUs com maior rentabilidade.
Com foco em produtos blockbusters, a Natulab espera ampliar as vendas em regiões estratégicas e manter a boa performance de negócios no Nordeste, sede das suas fábricas e responsável por aproximadamente 30% das vendas. “A estratégia de se consolidar no Nordeste e ampliar nossa parceria com as grandes redes, reforçando também a presença no Sul e Sudeste, vai garantir o sucesso da Natulab nos próximos anos”, revela Lima.
Já as farmácias independentes e associativistas contam com o suporte de 150 distribuidoras locais e regionais, além de uma equipe de vendedores e representantes comerciais exclusiva para esse nicho.