06/06/2023
Cannabis & Saúde
Em decisão histórica, UE reconhece folhas de cânhamo como alimento tradicional e abre caminho para infusões e chás com essa parte da planta
Os países membros da União Europeia (UE) chegaram a um acordo a respeito da proposta apresentada pela Associação Europeia de Cânhamo Industrial (EIHA na sigla em inglês). O acordo considera as folhas e sementes de cânhamo um alimento tradicional e autoriza que empresas comercializem produtos com esse item, como infusões e chás
Essa mudança nas regras vai trazer segurança jurídica para empresas aproveitarem as folhas e sementes de cânhamo para produzir alimentos e bebidas. A decisão foi publicada em 2 de junho de 2023 e entra em vigor imediatamente. Nesse sentido, as sementes já eram permitidas e as folhas ganham novo status no bloco econômico.
Folhas de cânhamo são alimento tradicional
Anteriormente, existia um impasse se a folha de cânhamo seria um alimento novo (novel food) ou tradicional (traditional food). Segundo as regras da União Europeia, um alimento é considerado novo se ele foi criado após 1997 ou se o processo de fabricação foi criado após esse ano.
Para apoiar sua solicitação, a EIHA apresentou evidências de vários países membros do bloco demonstrando a utilização de folhas de cânhamo em épocas anteriores a 1997. Assim, o presidente da EIHA, Daniel Kruse, celebrou a decisão.
“Estou encantado que a iniciativa que começamos em 2022 como EIHA tenha resultado em um resultado tão positivo. Este é um feito significativo para nosso setor, demonstrando claramente que um esforço coletivo da indústria é essencial para normalizar a planta de cânhamo e seus produtos.
Há muitos anos, a EIHA vem participando de discussões com as instituições da UE e os Estados membros sobre a legislação de Novos Alimentos. Estamos satisfeitos que a evidência científica e os fatos históricos tenham prevalecido sobre os preconceitos.”
O que um papa da Idade Média tem a ver com essa história
Uma das evidências históricas que a associação apresentou para a UE vem de séculos atrás. O papa Martinho V (1369-1431), o pontífice da igreja no final do século XIV e início do XV, teria sido consumidor e adepto de uma sopa feita com cânhamo.
A receita do chef particular do papa faz parte de um compêndio com 30 outros exemplos da planta sendo usada como alimento em diversos países do continente, como Alemanha, Irlanda, Suécia, Lituânia entre outros.
O chá de folhas de cânhamo
A medida da UE abre espaço para um produto com Cannabis diferente: o chá de folhas de cânhamo. Essa é uma bebida preparada com a infusão das folhas maiores, também conhecidas como folhas leque. No mundo inteiro, se consome esse produto há séculos por suas propriedades com potencial medicinal.
As folhas de cânhamo não possuem quantidades significativas de CBD ou THC, portanto o chá não causa efeitos psicoativos típicos do canabinoide. Porém, ela possui outros compostos benéficos para a nossa saúde, como a forma ácida do canabidiol (CBDa), terpenos e flavonoides. Assim, podemos aproveitar os efeitos relaxantes, anti-inflamatórios, ansiolíticos e antioxidantes da infusão feita com a folha.
Aqui no Brasil, se você deseja aproveitar as propriedades medicinais da Cannabis, é possível fazer de forma legal e segura. Para isso, o primeiro passo é obter uma recomendação médica e um dos nossos profissionais presentes na nossa plataforma de agendamentos. Lá você pode escolher entre mais de 250 médicos de várias especialidades que estão preparados para analisar o seu caso e recomendar o melhor tratamento possível.