Fonte: Agência Câmara de Notícias
21/05/2024
Depositphotos
Acupuntura faz parte do rol de práticas integrativas e complementares do SUS
A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados promove, nesta terça-feira (21), o 1º Seminário de Saberes Tradicionais e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no SUS.
As práticas integrativas e complementares em saúde (PICS) abrangem uma vasta gama de abordagens terapêuticas, parte delas com origem em saberes e culturas ancestrais, visando promover o bem-estar físico, mental, emocional e espiritual dos indivíduos.
Para as deputadas Ana Paula Lima (PT-SC) e Erika Kokay (PT-DF), o evento é uma oportunidade para o compartilhamento de conhecimentos e construção de um debate amplo acerca dos aspectos que permeiam financiamento, gestão, implementação de serviço, formação, pesquisa, acesso, controle social e regulação de práticas na perspectiva do desenvolvimento e avanço da integração desta abordagem de cuidado integral no âmbito do SUS.
“O reconhecimento e a integração das PICS nos sistemas de saúde são importantes não apenas por oferecerem alternativas complementares aos tratamentos convencionais, mas também por promoverem uma abordagem mais humanizada e centrada no paciente. No entanto, é essencial que essas práticas sejam utilizadas de forma segura e responsável, em conjunto com o acompanhamento de profissionais de saúde qualificados e devidamente capacitados”, afirmam as deputadas.
O deputado Padre João (PT-MG) também subscreveu o pedido de realização do evento.
Veja aqui a pauta do seminário
O evento será realizado no auditório Freitas Nobre às 9 horas.