06/12/2022
Redesfito
Pesquisadores das áreas farmacêutica, química e botânica da Fiocruz e de outras instituições têm mais uma ferramenta para auxiliar nos trabalhos que realizam. Trata-se de um banco de dados sobre o conhecimento popular de plantas medicinais usadas no Brasil. O novo instrumento é útil para os que trabalham com produtos naturais e buscam novas espécies para estudar ou precisam comprovar tradicionalidade de uso para notificar produtos à Anvisa.
O banco também é voltado para indústrias, provedores do conhecimento popular, gestores públicos que busquem ampliar listas oficiais de plantas medicinais no âmbito do SUS, seguindo a Política e Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, e a população em geral.
“O objetivo da iniciativa é valorizar os conhecimentos populares e a pesquisa etnobotânica a fim de estimular a repartição de benefícios com comunidades provedoras, subsidiar pesquisas voltadas para a comprovação dos usos populares de plantas medicinais e encorajar o desenvolvimento de produtos e políticas de saúde que priorizem a biodiversidade brasileira”, explica Marcelo Neto Galvão, curador adjunto da Coleção Botânica de Plantas Medicinais (CBPM-Fiocruz), que integra o Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde de Farmanguinhos.
Marcelo Galvão idealizou o projeto e o desenvolveu junto com o técnico da CBPM-Fiocruz Marco Antonio Filho e o analista computacional da VPPCB/Fiocruz Carlos Henrique da Silva. O trabalho no banco é contínuo, pois sempre que uma nova espécie entrar no acervo do herbário CBPM-Fiocruz, o nome dela vai para o banco e o levantamento bibliográfico sobre ela se inicia e é incluso. Também são periodicamente adicionadas novas publicações sobre as espécies já catalogadas.
Para consultar o banco de dados de plantas medicinais basta acessar a página da Coleção de Botânica de Plantas Medicinais. As buscas podem ser feitas por família botânica, nome popular ou nome científico. Há ainda a opção de saber quais as espécies estão registradas em uma seção que contém o catálogo do banco.