03/05/2022
Anvisa
Relatório de Desempenho da Estratégia reúne dados sobre o cumprimento de metas, resultados-chave e projetos estratégicos.
Já está disponível para consulta o Relatório de Desempenho da Estratégia da Anvisa, referente ao primeiro trimestre de 2022. A publicação, que apresenta o monitoramento das metas estratégicas, dos resultados-chave e dos projetos estratégicos, entre outras informações, tem como objetivo avaliar se as previsões no campo estratégico estão sendo implementadas e internalizadas pela Agência, de modo a possibilitar ações preventivas e correções de rumo.
O monitoramento é realizado em quatro janelas trimestrais. Para essa primeira janela de monitoramento, a Anvisa coletou informações referentes aos resultados alcançados de janeiro a março de 2022 das metas e dos projetos estratégicos do Plano Estratégico (PE) 2020-2023 e dos resultados-chave do Plano de Gestão Anual (PGA) 2022. Essa coleta de dados contou com a participação de todas as unidades da Anvisa.
Foi possível observar que, em média, 37% das ações estratégicas foram alcançadas até o final de março, sendo esse percentual medido pela média aritmética do percentual de metas estratégicas alcançadas (53%), do percentual de resultados-chave alcançados (10%) e do percentual de pacotes de trabalho concluídos cuja execução esteja prevista até dezembro de 2022 (47%).
Categoria de desempenho
Desde 2021, a Anvisa tem utilizado categorias de desempenho a fim de possibilitar uma visão mais clara das informações referentes a cada meta estratégica e resultado-chave. A combinação da percepção do gestor, do percentual de execução e do trimestre monitorado dá origem a cinco categorias (A, B, C, D e E), de maneira que a melhor (A) indica maior possibilidade de alcance da meta no final do ano e a pior (E) indica menor possibilidade de alcance.
O gráfico a seguir apresenta a distribuição das metas estratégicas e dos resultados-chave, conforme a categoria de desempenho no primeiro trimestre de 2022. Observa-se que 74% (59) estão na melhor categoria (A), enquanto não há nenhuma na pior categoria (E). Ainda assim, há 4% (3) que estão na categoria D, que também representa baixa possibilidade de alcance no final do ano.
Distribuição das metas estratégicas e resultados-chave conforme categoria de desempenho
Projetos estratégicos
De acordo com o Relatório de Desempenho da Estratégia, ao final do primeiro trimestre de 2022, seis projetos (55%) estavam com execução em dia. Cabe destacar que o projeto estratégico “P3 – Implementação de programa de monitoramento da qualidade de produtos sujeitos à vigilância sanitária baseado em riscos” foi totalmente concluído ainda no segundo trimestre do ano anterior.
Distribuição dos projetos estratégicos conforme situação
Impacto da pandemia
Do conjunto de 80 metas estratégicas e resultados-chave, 46% (37) foram classificados como impactados pela pandemia de Covid-19. Quanto aos projetos estratégicos, 36% (4) deles também foram classificados pelos gestores como impactados pela pandemia.
Riscos
O documento apresenta também dados sobre a Gestão de Riscos Corporativos (GRC). Trata-se de um instrumento da governança que pretende trazer um nível de segurança razoável ao alcance dos objetivos de uma organização. A avaliação de riscos é um processo que visa identificar os pontos de maior vulnerabilidade de uma instituição ou de uma atividade e definir medidas de mitigação ou de enfrentamento adequadas.
A carteira de riscos da estratégia da Anvisa atualmente é composta por 16 riscos, divididos em cinco categorias: externalidade (EXT), pessoas (PS), estrutura organizacional (EO), processos (PR) e sistemas (S). Esses riscos são divididos em faixas, em ordem crescente de criticidade: desprezível, controlável, moderado, crítico e intolerável.
Neste monitoramento, todos os 16 riscos foram apontados como “materializados” pelos gestores, ou seja, apesar das ações de controle executadas, os riscos se manifestaram na execução dos resultados estratégicos. No entanto, grande quantidade de controles (347 ações de controle implementadas para todos os riscos da estratégia em todas as unidades monitoradas) resultou na mitigação dos riscos, de modo a reduzir o impacto da materialização e contribuir para o índice de 37% de alcance da estratégia.
Painel da Estratégia
Para auxiliar no acompanhamento dos resultados da estratégia, foi criado o Painel da Estratégia. A ferramenta foi desenvolvida para promover a cultura de monitoramento da estratégia e facilitar a tomada de decisão por parte dos gestores. A sociedade em geral tem acesso a uma versão pública disponível aqui, em nosso portal.
O Painel da Estratégia possui avaliações anuais e quadrienais para o monitoramento das metas estratégicas, além de informações atualizadas sobre o monitoramento de todos os projetos estratégicos da Agência obtidas diretamente do PWA (sigla em inglês de Project Web App), um aplicativo de gerenciamento de projetos utilizado pela Anvisa.
Acesse a íntegra do Relatório de Desempenho da Estratégia.