Publicada nomeação de Rômison Mota para a diretoria da Anvisa

20/07/2021

Anvisa

A Agência é dirigida por uma Diretoria Colegiada formada por cinco diretores, sendo um deles o diretor-presidente.

Foi publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.) desta terça-feira a nomeação do servidor Rômison Rodrigues Mota para exercer o cargo de diretor da Anvisa. O mandato do novo diretor vai até 19 de dezembro de 2025, na vaga decorrente do término do mandato de Alessandra Bastos Soares. 

A indicação foi aprovada pelo Plenário do Senado no dia 8/7, depois da aprovação prévia da Comissão de Assuntos Sociais após sabatina realizada no dia 7 de julho. 

Rômison Mota é economista formado pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em Vigilância Sanitária pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).  

Sua carreira no serviço público começou em 2005, quando assumiu o cargo de analista administrativo da Anvisa.  

Em abril de 2020, Rômison foi designado diretor substituto da Agência, supervisionando as unidades subordinadas à Terceira Diretoria; posteriormente, foi responsável pelas áreas de Inspeção e Fiscalização.  

No período em que atuou como diretor substituto, Rômison conduziu, ao lado dos gestores da Anvisa, o processo de elaboração e simplificação de diversas normas para o enfrentamento à pandemia de Covid-19. As ações permitiram o licenciamento de centenas de produtos essenciais para combater o novo coronavírus, como ventiladores pulmonares, saneantes e testes diagnósticos. 

Em sua gestão, participou da flexibilização de regulamentos que possibilitou enfrentar a escassez de oxigênio medicinal e de medicamentos para intubação orotraqueal, como sedativos e bloqueadores neuromusculares. A simplificação dos procedimentos permitiu maior agilidade na fabricação nacional e na importação desses produtos.  

Além disso, Rômison também teve participação em decisões que permitiram a autorização para uso emergencial, registro e importação excepcional de vacinas e medicamentos usados no tratamento da Covid-19. 

Antes de ser nomeado diretor substituto, o servidor havia ocupado os cargos de gerente-geral de Gestão Administrativa e Financeira e de gerente de Orçamento e Finanças da Anvisa.  

Mandato 

Com a nomeação, Rômison Mota ocupará a vaga decorrente do término do mandato de Alessandra Bastos Soares, que encerrou sua função na Agência em dezembro de 2020.  

A Anvisa é dirigida por uma Diretoria Colegiada formada por cinco diretores, sendo um deles o diretor-presidente. Os membros são indicados pelo presidente da República e por ele nomeados, após aprovação do Senado Federal, para cumprirem mandatos de cinco anos. 

Gostou da notícia? Compartilhe com um colega!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *