Pular para o conteúdo

Quer saber se uma pesquisa clínica está autorizada pela Anvisa?

13/06/2023

Anvisa

Saiba quais pesquisas clínicas foram autorizadas, acessando as informações detalhadas na nova ferramenta de consulta no portal da Agência.

A Anvisa disponibilizou uma nova ferramenta para consulta de informações detalhadas sobre pesquisas ou ensaios clínicos autorizados pela Agência. O serviço oferece ao público informações sobre a situação atual de cada pesquisa clínica, além de informar os centros onde as pesquisas clínicas serão realizadas e os pesquisadores responsáveis. 

Mas atenção! A Anvisa só autoriza pesquisas para apoiar o registro de medicamentos. Por isso, pesquisas científicas ou acadêmicas que não tenham essa finalidade não estão sujeitas à análise da Agência e, portanto, não serão encontradas na ferramenta de consultas.    

A nova ferramenta permite um acesso mais rápido e informações mais completas sobre as pesquisas clínicas autorizadas pela Anvisa desde 2015. Assim, o sistema de consultas a ensaios clínicos autorizados que se encontrava disponível até o momento será substituído por ela. 

Dividida por áreas, a página de Consultas disponibiliza as seguintes categorias: 

  • Documentos. 
  • Empresas e fiscalização de produtos. 
  • Informações regulatórias. 
  • Produtos. 

Na página de consultas, na área de Produtos, o interessado deverá clicar no ícone Ensaios Clínicos: 

A ferramenta é intuitiva e o interessado escolhe quais são os critérios de consulta no início da busca. Preenchidos os campos, a página disponibiliza as informações que constam na base de dados de pesquisa clínica de medicamentos e produtos biológicos da Anvisa (Sistema de Controle de Pesquisa Clínica – SCPC). A área técnica está revisando e atualizando os dados do SCPC, de modo que eventuais incorreções sejam prontamente corrigidas. 

Para auxiliar o interessado na consulta das pesquisas clínicas com a nova ferramenta, foi elaborado um manual com o passo a passo e com informações importantes sobre as pesquisas clínicas

Deve-se ressaltar que a consulta de pesquisas clínicas autorizadas não produz efeitos legais.  

Gostou da notícia? Compartilhe com um colega!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.