13/05/2022
Anvisa
Os membros da Câmara Técnica aprovaram a criação de dois grupos de trabalho. Leia a matéria e fique por dentro dos avanços.
A Anvisa informa que, na última quinta-feira (12/5), foi realizada a primeira reunião da Câmara Técnica de Farmacovigilância, a CTFARM, com a formação internacional instituída pela Portaria 222/2022. Durante o encontro, os novos membros aprovaram a criação de dois grupos de trabalho e tiveram a oportunidade de conhecer melhor os aspectos regulatórios do mercado brasileiro de medicamentos e os marcos históricos da farmacovigilância no Brasil.
Um dos novos grupos de trabalho irá tratar da formalização do Sistema Nacional de Farmacovigilância, pauta da Agenda Regulatória da Anvisa 2022-2023. O outro grupo irá avaliar a definição do método para análise dos relatórios de avaliação benefício-risco de medicamentos, a fim de ampliar o conhecimento e agilizar a detecção de sinais de segurança, para aprimoramento do processo decisório quanto à vigilância pós-mercado de medicamentos no Brasil. Ambos têm objetivos claros a serem alcançados em curto e médio prazos.
Essa primeira reunião contou com a participação dos membros titulares e suplentes da CTFARM e de servidores da Agência, que estiveram presentes como convidados.
Entenda
A Câmara Técnica contribuirá para a realização de benchmarking, ou seja, de uma análise mais minuciosa das melhores práticas, com experiências de outros países. Os membros da CTFARM também irão compor os grupos de trabalho com os convidados especializados nos temas.
Oportunidade
A Anvisa publicou a Carta de Manifestação de Interesse 1/2022 para projetos que têm como objetivo incentivar o fortalecimento e a modernização do ensino, da pesquisa e do desenvolvimento das ações de farmacovigilância no país.
O prazo para envio de projetos vai até 20 de maio. A ação é voltada a instituições públicas de ensino superior, credenciadas junto ao Ministério da Educação (MEC), que ofereçam cursos de graduação em saúde e desenvolvam atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Leia também:
Anvisa investe no fortalecimento e na modernização da farmacovigilância